O tema do nosso trabalho consiste em fazer uma análise do comportamento desviante em várias das suas vertentes ou possibilidades. Num post anterior vimos como o roubo é um comportamento desviante, uma vez que foge às regras que são impostas pela sociedade e foge à moral seguida por esta (moral que respeita a premissa de que roubar está errado).
Anteriormente analisamos a influência que a internet pode ter num comportamento humano, tornando-o fora das leis impostas pela sociedade. Desta vez , analisaremos o racismo, não como um comportamento desviante, mas como um preconceito que pode levar a comportamentos excessivos, fora da lei e da moral, e por conseguinte a comportamentos desviantes.
Assim, devemos definir racismo como uma tendência do pensamento em engrandecer uma raça humana e distingui-la em relação às outras. O racismo acaba por ser um conjunto de opiniões pré-concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre as pessoas e acreditam ser superiores de acordo com a sua raça.
O racismo em si não é um comportamento desviante, mas sim um preconceito, contudo, pode levar a comportamentos mais violentos. Podemos ter como exemplo o filme “American History X” de 1998, de Tony Kaye. O filme retrata a história de um jovem rapaz Derek Vinyard, criado num seio familiar puramente racista, que se torna líder de um grupo neo-nazista. Derek ficou abalado ainda em tenra idade, pela perda do seu pai, que morreu quando tentava apagar um incêndio num bairro negro e foi baleado por marginais. A morte do pai enfatizou o ódio aos negros e minorias fazendo com que fosse preso por matar brutalmente dois negros que tentavam roubar a sua carrinha em frente a sua casa.
Podemos constatar que o ódio que a personagem sentia por uma determinada raça o levou a situações extremas, matando os negros. Assim, o racismo foi o princípio ou a causa de um crime, um comportamento punível pela sociedade, um comportamento desviante.
O comportamento desviante só existe ligado a grupos ou posições em concreto, não é algo abstracto. Só se torna preocupante quando se manifesta em certos grupos. No caso do filme o Derek foi elegido como líder de um grupo que marginalizava lojas de raças diferentes (chineses neste caso) e discriminava outras raças como negros. O seu grupo neo-nazi usava o pretexto da pureza da sua raça para banalizar e marginalizar espaços e pessoas que viviam em comunidade. Exerciam o racismo através de comportamentos desviantes puníveis pela lei e pela moral.
O racismo surge, porque o grupo social dominante, seja a nível financeiro ou numérico, tem necessidade de se distanciar de um outro por possuir tradições ou comportamentos diferentes. É a partir desse momento que o grupo dominante constrói um mito sobre o outro grupo relacionado com a crença de superioridade.
Derek foi preso por três anos. Ao entrar para a cadeia juntou-se a um grupo de nazistas, mas por discordar com o tráfico de drogas que o chefe do grupo fazia, afastou-se. Como vingança os seus supostos companheiros de ideologia violaram-no enquanto tomava banho.
Esse foi um momento de reflexão em relação a toda uma vida de preconceito, reconsiderando a superioridade da raça branca. Acaba por se tornar amigo de um negro com que trabalha na lavandaria da prisão. Esse amigo negro foi o que o manteve vivo durante aqueles três anos na prisão.
Assim, o comportamento desviante surge quando começa a ser apontado o dedo a certos grupos sociais, revelando alguns comportamentos extremos e racistas. Não nos podemos esquecer que não há crime sem haver uma norma contrastante que o identifique como crime.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)